- No inicio da década de 80 do século XIX, a exemplo do que se passou noutras zonas do País, um grupo de Maiorguenses resolveu criar uma Banda Filarmónica. Nesse sentido, começaram por criar a Colectividade, numa sede própria, tendo posteriormente contratado como Professor de Música o Capitão Canário, que viria a ser o primeiro Maestro da Banda.
- Assim nasceu a Banda da Sociedade Filarmónica Maiorguense, que fez o seu 1º Concerto público a 01 de Janeiro de 1884. Desde então e à medida do seu desenvolvimento, existiram várias sedes, a última das quais, por ameaçar ruir, foi abandonada, ficando os serviços musicais instalados provisoriamente, numa ex-escola primária, cedida pela autarquia.
- No inicio da década de 80 do século passado, 100 anos depois da fundação da Colectividade, foi adquirida, pela então Direcção, (com a ajuda de sócios, amigos e restante população), uma propriedade, no centro da Maiorga. Executado pelos Serviços Técnicos da Câmara Municipal de Alcobaça, o projecto do futuro Centro Cultural da Sociedade Filarmónica Maiorguense, deu-se inicio às obras, estando já a funcionar neste edificio, desde 1995, a Escola de Música e a Banda.
- Em 2003, foi pela primeira vez, utilizado o grande Salão Polivalente do Centro Cultural.

Sem comentários:
Enviar um comentário