Serafim Nunes Chamusca (1901-1969) O Maestro e Compositor Serafim Nunes Chamusca nasceu em Nespereira, Lousada a 4 de Janeiro de 1901, onde iniciou os seus estudos musicais aos 11 anos de idade sob a direcção de seu pai, António Nunes Chamusca, nessa época Maestro da Banda de Música de Lousada.
Aos 18 anos entrou ao serviço do Exército onde ingressou na Banda de Música do Regimento de Infantaria e onde alcançou o posto de Primeiro-sargento Músico e completou os cursos de Composição e Direcção de Orquestra.
Em 1937 foi Director Musical do Rancho Folclórico Flores de Portugal da Figueira da Foz e de outras bandas filarmónicas da época.
Após a sua aposentação do Serviço Militar dedicou-se mais do que nunca à composição e foi nessa altura que compôs uma grande parte das suas obras.
Em 1956 foi Maestro da Filarmónica de A-da-Gorda a quem deixou algumas das suas composições escritas especificamente para esta banda.
Em 1960 aceitou dirigir durante quatro anos a Orquestra Típica Albicastrense. Foi sob a sua direcção artística que esta Orquestra passou a dispor de um coro Masculino e Feminino para complemento dos seus solistas e que fez várias actuações por todo o pais inclusive em 1962 na Rádio Televisão Portuguesa. Durante este tempo exerceu também as funções de Professor de Música da Escola Industrial e Comercial de Castelo Branco.
Entre 1964 e 1967 foi Maestro da Banda da Maiorga e professor de música da Escola Técnica de Alcobaça falecendo nesta cidade a 31 de Julho de 1969.
Sem comentários:
Enviar um comentário