terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

UM POUCO DA NOSSA HISTÓRIA


- Segundo diziam os velhos músicos fundadores, a Banda desta centenária Colectividade, tocou pela 1ª vez, em público, no longínquo ano de 1884, exactamente no 1º dia do ano.

-Houve Estatutos, ou pelo menos, Regulamento Interno nessa época, contudo, às mãos da Direcção apenas chegaram uns Estatutos aprovados, no Governo Civil de Leiria, em 09 de Abril de 1943. Porque esses Estatutos estavam desactualizados e não serviam os interesses da Colectividade, decidiu-se, em Assembleia Geral, fazer a sua actualização e posterior legalização.

- Tem actualmente grande dinamismo a acção musical desta colectividade. Temos uma Banda com cerca de 40 elementos, sendo 80%, com menos de 20 anos, mas esperamos a curto/médio prazo atingir os 60 elementos, pois reina o maior entusiasmo nos novos aprendizes.


- Além da acção estritamente musical, pretendemos implementar outras actividades culturais de modo a preencher os tempos livres da nossa juventude. Foi adquirido, no centro da Maiorga, um terreno com 2000m2, para a edificação do nosso Centro Cultural. Este assunto foi exposto na Câmara Municipal de Alcobaça tem sido solicitada a ajuda desta entidade. A referida Edilidade compreendeu as nossas intenções e decidiu apoiar-nos, começando por mandar executar o projecto nos seus Serviços Técnicos, com o apoio do GAT das Caldas da Rainha. Esse projecto foi aprovado e, procedeu-se a um grande desaterro de terras, da responsabilidade da C.M.A., tendo-se começado, posteriormente, as obras. O nosso Centro Cultural tem 3 áreas distintas: uma área destinada às actividades musicais; uma área social e uma área onde existe um Salão polivalente para desenvolvimento de várias actividades musicais.

- Na nossa Terra, já actuaram as melhores Bandas Civis e Militares, já tivemos Ballet e também concertos de vários agrupamentos, inclusive concertos pela Orquestra Sinfónica do Teatro de São Carlos e até uma Ópera integral pela Companhia e Orquestra do Teatro de São Carlos, dirigidos pelos Srs. Maestros Silva Pereira e M. Ivo Cruz.

Sem comentários: